segunda-feira, 4 de maio de 2009

50 anos da Revolução Cubana!

50 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA

Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas. As maiores são a ilhas de Cuba e a ilha da Juventude. A ilha de Cuba é a 16º maior ilha do mundo e a maior das ilhas caraíbas e possuindo uma superfície de 104.945km. A República possuí uma população de 11,394,043 de pessoas, segundo o portal IG em 1° de janeiro deste ano.

Ainda segundo o portal , no ano de 2007 o produto interno bruto (PIB) cubano foi estimado em US$ 51.11 bilhões e a renda perca pita Us$ 4.500.

Os principais produtos de exportações do país são: Açúcar e seus derivados,

Níquel, os famosos charutos, café, cimentos e o rum.

Mesmo com o embargo econômico imposto pelos EUA desde 1962, Cuba está entre os 70 países que sustentam um alto índice de desenvolvimento humano (IDH) . A História de sucesso deste país que buscou uma nova trajetória baseada na igualdade social é comemorada neste ano de 2009 com os 50 anos da Revolução Cubana.

Os habitantes de Cuba eram, assim, como no Brasil, índios, donos da terra até a chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. A partir deste ano Cuba ficou sob dominação espanhola por cerca de 400 anos e a mão de obra africana foi utilizada pelos europeus para o cultivo de cana-de-açúcar e café . Cuba desde essa época era também produtora de tabaco.

Em 1898, uma guerra entre Estados Unidos e Espanha, ocasionada por uma explosão de um navio norte americano em Havanas, termina com a vitória dos EUA e seu controle sobre Cuba e Porto Rico. Após 03 anos, foi concedida a independência da ilha com o tratado de Paris.

Mas, os americanos ainda mantem uma base militar em Guantánamo.

Enganam-se os que pensam que a resistência do povo cubano só acontece com a revolução. O 1º movimento de independência de Cuba acontece entre 1868 e 1878 sob o comando do latifundiário defensor dos ideais iluministas Carlos Manuel Céspedes que em 10 de outubro de 1868, levantou-se contra o governo espanhol e proclamou a independência de Cuba. José Martí foi outro grande líder revolucionário cubano. Em 1892 fundou o Partido Revolucionário e em 1985 deu início a uma nova guerra de independência. Martí morreu um mês depois, porém, os combates por ele iniciados durante até 1898 quando os EUA entraram no conflito e acabaram com o movimento revolucionário.

Em 1933, um ex-sargento, Fulgêncio Batista, chega ao poder através de um golpe militar. Seu regime ditatorial enfrentou graves problemas econômicos como a queda do preço do açúcar e o governo iniciou uma mobilização de recursos financeiros que acabaram quase todos nas mãos dos "donos" do regime, criando uma massa de desempregados, miseráveis e famintos.

Foi uma parceria dessas que acontecem para modificar toda a história mundial que deu asas a Revolução Cubana. Apresentados em 1954 no México por Raul castro, o jovem médico argentino Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e o jovem revolucionário Fidel Alejandro Castro Ruz (Fidel Castro), tornaram-se os mais famosos protagonistas desta revolução. Fidel foi o organizador do Movimento Guerrilheiro 26 de junho, mais conhecido como M26 e era ainda estudante de direito quando numa ação de guerrilheira liderou um ataque a guarnição militar chamada de La Moncada. Foi então capturado, julgado e foi condenado a 15 anos de prisão; sendo libertado por interferência de religiosos.

No final de 1956, Fidel entra em Cuba no barco Granma, carregado de armas para iniciar um confronto militar com Batista.O plano de desembarque fracassa, e Fidel se refugia com os companheiros em Sierra Maestra,onde começaram as operações guerrilheiras.

Em 1º de janeiro de 1959. o M26 derruba o governo de Batista e com a chegada dos revolucionários em Havana o ditador e muitos integrantes do governo fogem de Cuba . Fidel assume o poder nacionalizando bancos e empresas, aplicando a reforma agrária e reformando os sistemas de educação e saúde.

Fidel tornou-se o trigésimo nono presidente de Cuba (1959-1976), e o primeiro Presidente do Conselho de Estados de República de Cuba (1976200).Atualmente, é o Primeiro-Secretario do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e foi sucedido após problemas de Saúde por seu irmão Raul Castro.

Che Guevara, em 1961, parte novamente na luta por um mundo mais justo e igualitário, é capturando na Bolívia ao tentar estabelecer uma base revolucionária para a unificação dos países da América Latina, e no dia seguintes, 9 de outubro de 1967,é executado a mando do Coronel Zenteno Anaya na aldeia de La Higuera.

Seus restos mortais só são encontrados anos mais tarde e enterrados com honras de chefe de Estado em Cuba com a presença da família.

Amigos e de Fidel Castro. Sua imagem é reproduzida no mundo inteiro como símbolo de força da juventude e sua fama em Cuba é de santo "SAN CHE GUEVARA".


Nenhum comentário:

Postar um comentário